MERCADO - Google e empresas alertam: TV na Web pode sobrecarregar rede
O Globo online 08/02/2007 - Fonte: Reuters
AMSTERDÃ - Novos serviços de TV via Internet como o Joost e o YouTube podem sobrecarregar a rede mundial de computadores, alertam empresas de Internet, acrescentando que vêm realizando investimentos pesados para manter os dados circulando pela web.
"A infra-estrutura da Web e do Google não podem ser ampliadas com facilidade, e não vão oferecer a qualidade de serviços que os clientes desejam." Vincent Dureau, do Google
O Google, que no ano passado adquiriu o site de distribuição de vídeo YouTube, afirma que a infra-estrutura da Internet não foi projetada para TV.
A empresa chegou a divulgar um alerta a empresas que acreditam que podem começar a distribuir programas de TV e filmes em escala mundial e com qualidade de cinema, usando a rede.
- A infra-estrutura da Web e até mesmo a (infra-estrutura) do Google não podem ser ampliadas com facilidade, e não vão oferecer a qualidade de serviços que os clientes desejam - disse Vincent Dureau, vice-presidente de tecnologia de TV do Google, durante o Cable Europe Congress.
O Google em lugar disso se ofereceu como parceiro às operadoras de cabos, a fim de combinar sua tecnologia de busca de programas de TV e filmes e seus serviços de publicidade com a capacidade das redes de cabo para distribuir programas de alta qualidade.
Duco Sickinghe, presidente-executivo da operadora belga de cabos Telenet, disse que era "a melhor notícia do dia", saber que o Google não seria capaz de ampliar sua infra-estrutura o bastante para distribuir vídeos.
O Google foi recebido com uma mistura de medo e admiração pelas operadoras de TV a cabo, que temem ter seus negócios roubados por companhias da Web. A Internet como um todo representa vantagem para o setor, mas não deixam de existir problemas, segundo as operadoras de cabos.
A distribuição de vídeo em banda larga a residências e pequenas empresas é um dos segmentos mais lucrativos do setor de TV a cabo, mas pesados investimentos em infra-estrutura são necessários para atender à rápida ascensão no volume de troca de arquivos e download de vídeos via Internet. O volume de dados envolvidos em uma transmissão de vídeo de uma hora pode equivaler a um ano de emails.
O grupo de pesquisa Gartner estima que 60% do tráfego da Internet é gerado por computadores que estão ligados a redes de troca de arquivos, principalmente máquinas de usuários que estão compartilhando filmes e programas de TV.
AMSTERDÃ - Novos serviços de TV via Internet como o Joost e o YouTube podem sobrecarregar a rede mundial de computadores, alertam empresas de Internet, acrescentando que vêm realizando investimentos pesados para manter os dados circulando pela web.
"A infra-estrutura da Web e do Google não podem ser ampliadas com facilidade, e não vão oferecer a qualidade de serviços que os clientes desejam." Vincent Dureau, do Google
O Google, que no ano passado adquiriu o site de distribuição de vídeo YouTube, afirma que a infra-estrutura da Internet não foi projetada para TV.
A empresa chegou a divulgar um alerta a empresas que acreditam que podem começar a distribuir programas de TV e filmes em escala mundial e com qualidade de cinema, usando a rede.
- A infra-estrutura da Web e até mesmo a (infra-estrutura) do Google não podem ser ampliadas com facilidade, e não vão oferecer a qualidade de serviços que os clientes desejam - disse Vincent Dureau, vice-presidente de tecnologia de TV do Google, durante o Cable Europe Congress.
O Google em lugar disso se ofereceu como parceiro às operadoras de cabos, a fim de combinar sua tecnologia de busca de programas de TV e filmes e seus serviços de publicidade com a capacidade das redes de cabo para distribuir programas de alta qualidade.
Duco Sickinghe, presidente-executivo da operadora belga de cabos Telenet, disse que era "a melhor notícia do dia", saber que o Google não seria capaz de ampliar sua infra-estrutura o bastante para distribuir vídeos.
O Google foi recebido com uma mistura de medo e admiração pelas operadoras de TV a cabo, que temem ter seus negócios roubados por companhias da Web. A Internet como um todo representa vantagem para o setor, mas não deixam de existir problemas, segundo as operadoras de cabos.
A distribuição de vídeo em banda larga a residências e pequenas empresas é um dos segmentos mais lucrativos do setor de TV a cabo, mas pesados investimentos em infra-estrutura são necessários para atender à rápida ascensão no volume de troca de arquivos e download de vídeos via Internet. O volume de dados envolvidos em uma transmissão de vídeo de uma hora pode equivaler a um ano de emails.
O grupo de pesquisa Gartner estima que 60% do tráfego da Internet é gerado por computadores que estão ligados a redes de troca de arquivos, principalmente máquinas de usuários que estão compartilhando filmes e programas de TV.
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