CELULAR GOOGLE
Publicada em 11/02/2008 às 15h30m - Fonte: Agências Internacionais
BARCELONA - A fabricante de eletrônicos Texas Instruments (TI) exibiu, nesta segunda-feira, o primeiro protótipo de telefone celular baseado na plataforma 'Android', lançada em 2007 pelo gigante da internet Google em parceria com mais de 30 empresas. O terminal foi exibido durante o "Mobile World Congress", evento que acontece em Barcelona. ( Leia mais: a Samsung e a LG também lançaram um sistema operacional para celulares baseado em Linux )
O protótipo de celular com recursos de computador de mão (smartphone) foi exibido durante o evento em dois modelos: um baseado no processador OMAP850, da TI, compatível com redes locais sem fio (WLAN) e Bluetooth, e outro com processador OMAP3430. A NEC, uma das empresas que apoiou a criação do "Android", chegou a demonstrar modelos de dispositivos móveis capazes de embarcar o sistema operacional do Google.
Desde que foi anunciado oficialmente, em novembro de 2007 , nenhum protótipo do esperado celular baseado na tecnologia do Google foi revelado ao público.
Entre os recursos que o celular com sistema operacional "Google" deve oferecer estão Google Maps, GMail, navegador de internet para acessos via Wi-Fi e redes sem fio locais (WLAN) e Bluetooth, dentre outros.
O telefone celular com sistema operacional do Google foi alvo de especulações por mais de um ano antes do lançamento, em 2007. Após tantos rumores e especulações, o projeto de sistema para telefone celular do Google passou a ser conhecido, entre analistas e blogueiros, como 'gPhone'.
A plataforma Android, baseada em sistema de código aberto do tipo Linux, tem como objetivo concorrer com plataformas para celulares como o Windows Mobile, da Microsoft, e o sistema Symbian. Entre as marcas que anunciaram parceria com a Open Handset Alliance (OHA - ttp://www.openhandsetalliance.com/android_overview.html ), aliança que comanda o projeto Android, estão a China Mobile, a NTT DoCoMo e a Telefónica. Todas se comprometeram, em 2007, a lançar celulares baseados na plataforma Google.
Comentários