SECOND LIFE (SL) - ABRINDO UMA DISCUSSÃO

Suzana Pedrinho - Editora do Blog

Faz muito tempo que não dou conta da minha "First Life" - (FL).

Não tenho nada contra o novo, mas nem tudo que é novidade é bom, progresso foi uma invenção do século XVIII para que a economia pudesse criar o mercado. Psicologicamente o consumo é um jogo que seduz e engana a nossa "falta".

Conversei com pessoas amigas, voei no "SL", mas quando sai da frente do computador continuei andando sem asas... Nem Red Bull, nem "SL" te dão asas....

Nada contra o que é lúdico, nada contra novas possibilidades, você pode e deve conhecer tudo, mas não deve perder a consciência crítica e correr o risco de focar apenas no virtual. Vamos abrir um contraponto nesta discussão:

Aliás porque a mídia fala tanto sobre o Second Life? Quem ganha com isso?

Aqui, o pessoal do Núcleo Web resolveu fazer uma pesquisa, se você quiser participar faça um comentário:

Qual a importância do "SL" na sua vida ? Participe!

Comentários

Mario Bands disse…
É delicada essa proposta de construir uma nova "Vida", parece expor tamanha insatisfação com o "Hoje", com o que chamavamos de "Realidade". A "Vida"

Alías, percebo essa pergunta no ar; O que é "Real"?

A idéia é criar nova "Realidade" ou uma nova "Droga" para consumirmos e fugir de nosso "cotidiano" fébril?

Eu continuo com a minha fraze;

"A internet é um universo onde você pode se perder"
Daniel Assad disse…
Tenho acompanhado bastante as últimas notícias sobre o SL desde que este oficialmente iniciou no Brasil com o IG. É impressionante ver grandes empresas investindo pesado neste novo mundo, impossível definí-lo apenas como um jogo (do gênero The Sims), mesmo o público brasileiro ainda muito reduzido em comparação com as outras mídias. É bem difícil me ver "voando" pelo SL mas, às vezes, entro no mundo virtual para acompanhar as mudanças e ser um complemento na minha faculdade, que está bem relacionado.
Como dizia meu pai: "Onde o mundo foi parar?" Hoje em dia, a resposta é fácil fácil... Dentro do conputador. Mas eu acho que vou continuar aqui nesse mundo daqui de fora mesmo.

Também vejo sempre para onde as coisas estão caminhando no SL. E o meu maior medo é que a vida no mundo lá dentro acabe virando sinônimo de Linden dollars e queiram passar isso pro nosso mundo real.
PG disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
PG disse…
Se pararmos pra analisar, não é difícil perceber que o SL significa uma nova (e grande) abertura de mercado. Se a internet por si só, hoje, já pode ser considerada uma mídia, angariando verbas publicitárias cada vez maiores, o SL por sua vez pega o mesmo barco. Utiliza desse meio (internet) e, ao mesmo tempo, faz de si (SL) um meio próprio. Esse ambiente virtual simulador da nossa realidade, seduz por sua verossimilhança com o mundo real. O que seria de um mundo feito à copia do real, sem uma máquina de Coca-Cola, ou mesmo sem um símbolozinho da Nike? Quanto maior o número de mentes conectadas ao SL, maior a audiência, portanto maior a possibilidade de lucro. Não é à toa que o mercado corporativo está investindo forte nessa nova tendência (ou será consequência) da nova web que é o SL. Não há dúvida; o SL é uma fonte em potencial de share of mind.
Podemos ser meros espectadores (usuários/consumidores) sem massa crítica, mas também podemos pensar um pouco além da ingenuidade. Fico com a segunda opção.

Postagens mais visitadas