COMPORTAMENTO - Visita à LAN house exige cuidados; confira

19/06/2007 - JULIANA CARPANEZ Do G1

Ao contrário do PC doméstico, usuário não controla segurança de máquinas públicas. G1 ouviu especialistas e criou ‘dez mandamentos’ para usuários de LAN house.


Quando se fala em segurança no uso de computadores domésticos, não faltam conselhos sobre como protegê-los dos piratas virtuais. Essas dicas, no entanto, têm pouco valor quando os internautas utilizam máquinas públicas -- como as de LAN houses e telecentros --, já que o internauta não tem qualquer controle sobre elas. Ou você acha que os visitantes de cibercafés realmente tomam cuidado para cair em golpes virtuais? Além disso, não há como o usuário ter garantias sobre o sistema de segurança desses computadores. A rede de LAN houses Monkey, com nove lojas em São Paulo, afirma usar em suas máquinas antivírus, firewall e placas de segurança, que retomam todas as configurações iniciais do computador quando ele é reiniciado. Mas é bem possível que estabelecimentos de menor porte deixem de tomar esses cuidados básicos, fazendo com que as máquinas fiquem vulneráveis a ataques.

isso, os especialistas ouvidos pelo G1 são unânimes: nem pense em fazer compras ou acessar o banco via internet nessas máquinas. Se isso acontecer, são grandes as chances de seus dados financeiros pararem na mão de pessoas mal-intencionadas. Confira, abaixo, outras dicas para não ter surpresas desagradáveis ao usar computadores públicos.
Dez mandamentos dos usuários de LAN houses
1) Nunca acesse sua conta bancária via computadores públicos.
2) Não faça compras on-line ou outras transações que exijam seus dados financeiros.
3) Não escreva mensagens (de e-mail ou via messenger) com informações sigilosas, como dados do cartão de crédito.
4) Nunca opte pela alternativa “salvar senhas”, disponível em webmails e redes sociais.

5) Se você é usuário de computadores públicos, troque suas senhas com maior freqüência (semanalmente, por exemplo).
6) Faça o log off da página por onde navegou. Ou seja: clique sempre em “sair” antes de abandonar o serviço de e-mail, o Orkut, o messenger ou outro serviço que exija senha.
7) Não use informações armazenadas na máquina; digite sempre o endereço do site que deseja visitar.
8) Fique atento ao visual das páginas que pedem sua senha; se a aparência for estranha, pode se tratar de um site fraudulento criado por piratas virtuais.
9) Fique atento aos arquivos criados ou salvos nessas máquinas. Se enviá-los via e-mail para sua máquina pessoal, passe o antivírus para certificar-se que eles não estão infectados.
10) Evite clicar em links sugeridos por desconhecidos ou visitar páginas possivelmente fraudulentas. Se todos os usuários tiverem esses cuidados, os riscos no uso de computadores públicos diminuem. Fontes: Eduardo Godinho (gerente técnico de contas da Trend Micro), Marcelo Bressiani (consultor de segurança da rede Monkey) e Patrícia Ammirabile (especialista em segurança da McAfee)

Comentários

Postagens mais visitadas