WEBSEMÂNTICA - Buscadores diferentes

Contribuição Karla Lopes - Aluna da Pós de Mídias Digitais da Universidade Estácio de Sá

Bom... estamos acostumados com buscadores convencionais (Google e Yahoo) - que, de fato, atendem bem a grande parte das necessidades. Mas existe uma série de outros buscadores, 3D, semânticos etc. que permitem que se encontre resultados de maneira mais visual e interessante.

Certamente muitos usuários não se adaptariam a esses formatos - mas para os mais fluentes, são boas alternativas. Dêem uma olhada nos sites:

www.kartoo.com - monta um mapa relacionando todos os resultados e tem ainda um painel no canto esquerdo, em forma de pastinhas estilo "Windows Explorer".
www.kooltorch.com - Esse talvez seja o mais diferente. Ele agrupa os resultados por temas e os lista por números de acordo com a relevância. Mouse-overs permitem que se veja screenshots dos sites antes de se clicar efetivamente neles.
www.mnemo.org - A busca mnemônica é interessantíssima. Os resultados são separados por agrupamentos de tags, tokens, sinônimos e traduções - e cada uma dessas quatro categorias permitem a abertura de uma árvore visual. Para os mais tradicionais, há também uma área onde os resultados vão aparecendo de maneira mais tradicional.
www.quintura.com - Esse buscador é meio esquisito, mas funciona bem. a tela é dividida em dois painéis. O primeiro, à esquerda, mostra tags relacionadas à busca feita. Mouse-overs sobre tags específicas vão gerando um aprofundamento nos resultados - que aparecem no painel direito. de certa maneira, pode-se fazer uma busca extensa praticamente sem clicar na tela, o que no mínimo é interessante.
www.webbrain.com - Extremamente visual, permite uma navegação por tags bastante sofisticada.

Todos esses são exemplos de engines diferentes. Acho que funcionam bem em casos corporativos e são belos exemplos de diferenciação arquitetônica e orientação para necessidades específicas de grupos específicos de pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas