COMPORTAMENTO - No YouTube, mulheres dão dicas de beleza
Agências de modelo também investem no negócio, fazendo programas para o site.
Fonte: New York Times - MARCELLE S. FISCHLER 22/06/07
Qual mulher que antes de sair de casa não vai até o espelho passar uma maquiagem? Os rituais de beleza não variam muito, mas as pessoas, em geral, não vêem como cada um os segue. Amy Powell passa maquiagem em frente ao computador, um Mac que ela apelidou de Ruby, com uma câmera embutida registrando cada passada de blush e pancadinha nas bochechas para espalhar o pó. Em seguida, Poweell, 19, carrega o vídeo no YouTube para o mundo todo ver.
"Tenho verdadeira paixão por maquiagem e pela arte de se maquiar", disse Powell, que produziu 39 aulas em vídeo sobre as suas técnicas de maquiagem, incluindo a aplicação de maquiagem para festas, criando um visual esfumaçado nos olhos e deixando os lábios brilhantes. Ela publica seus clips cosméticos no YouTube com o nome Amy04 e possui cadastradas 3.895 pessoas que querem ser avisadas sempre que ela carregar novos vídeos.
Em tempos em que os reality shows da televisão sobre mudanças radicais de visual estão por toda parte e os sites como o YouTube tornaram quase toda atividade digna de ser compartilhada, as rotinas de se arrumar e tornar o visual mais atraente já não são mais mantidas entre as quatro paredes do banheiro.
Powell, estudante do segundo ano da faculdade de Charleston, está entre as centenas de vídeo bloggers –- de mães donas-de-casa e aspirantes à televisão a artistas profissionais do ramo da maquiagem e modelos da Ford -– que publicam no YouTube aquilo que fazem diante do espelho da vaidade. Eles oferecem lições sobre rotinas normais e em geral privadas –- como aplicar rímel e delineador, colocar cílios postiços, arrancar sobrancelhas, secar os cabelos ou passar bronzeador no decote para parecer mais ousado.
Nos últimos seis meses, contou Julie Supan, porta-voz do YouTube, ocorreu "uma mudança enorme com pessoas querendo mais do que entretenimento e buscando mais foco em dicas passo-a-passo". "São pessoas oferecendo conselhos de especialistas e influenciando e compartilhando suas próprias idéias ligadas a estilo", disse ela.
Elessa Vavon, 26, de San Diego, publicou 35 vídeos de beleza do tipo "faça você mesma" no YouTube desde janeiro. Vavon, conhecida no site como Pursebuzz, fez um vídeo de quatro minutos sobre como ela arruma seus longos cabelos com luzes em cachos, uma aula de seis minutos sobre a aplicação de sombra roxa nos olhos usando pincel, uma aula curta sobre o uso de lápis de olhos e brilho para ressaltar os lábios e um vídeo de três minutos, com legendas, sobre a colocação de cílios postiços em seus olhos de boneca.
"Adoro computadores e maquiagem e adoro poder ajudar os outros", declarou Vavon, que trabalha em uma imobiliária. Há pouco tempo ela desistiu de trabalhar nos finais de semana para fazer sessões de maquiagem por conta própria para se concentrar nos vídeos, em um blog sobre beleza e um site, na esperança de transformar o material em negócio -- por enquanto, ainda não gerou renda nenhuma.
Para produzir os vídeos, Vavon fica à vontade em seu quarto e inicia as explicações enquanto aplica a maquiagem nos olhos ou delineia os lábios na frente de uma câmera presa no tripé. O que vai para o YouTube dificilmente é editado.
Com base no feedback de mais de 55 mil cliques em seus vídeos, Vavon contou que meninas na faixa de 15 anos, que costumam lhe perguntar sobre auto-estima ou sobre como se sentir bonita, integram a maior parte de seu público. "Não se trata apenas de maquiagem superficial", disse ela.
Victoria Pitts-Taylor, professora associada de sociologia no Queens College e na City University do Centro de Pós-Graduação de Nova York, que estuda a cultura da beleza, disse que o trabalho que fazemos em prol da beleza não é mais visto como "privado, algo que fazemos a portas fechadas". E, como ela diz, "o YouTube é um local óbvio para que atitudes antigamente privadas se tornem públicas".
A Ford Models também vê a plataforma da beleza passo-a-passo como uma maneira de se promover. A agência está usando o YouTube como uma forma de interagir com consumidores que se importam com moda, beleza e estilo, e para sutilmente construir a marca publicando mais de mil clips de vídeos com suas modelos e profissionais de beleza desde janeiro, segundo John Caplan, diretor executivo da Ford Models.
Os segredinhos de beleza vão desde a dica do vídeo da modelo Ariel Meredith sobre usar uma escova de dente para esfoliar os lábios antes de aplicar o brilho labial, até a super dica da modelo Tierney Smith de usar spray de cozinha antiaderente para ajudar as unhas a brilhar e secar.
"Existe uma demanda insaciável por aí de pessoas que querem aprender como fazer o que quem conhece faz", disse Caplan. "Com o YouTube, nós oferecemos a essas pessoas uma maneira de obter as informações e assimilá-las de forma divertida, interagindo conosco".
Algumas pessoas vêem os vídeos de beleza como sua própria oportunidade de marketing, sendo que elas mesmas são as estrelas –- pessoas como Madeline Merced, 22, que um ano atrás fez um piloto para a televisão, "How-To With Madeline" (Dicas de beleza com Madeleine) focado em dicas de beleza a preços acessíveis.
"Sempre quis um programa mais a meu gosto", disse Merced, que trabalha como caixa de banco e é aluna de meio período da faculdade técnica em Madison, Wis.
Mas quando o programa não teve sucesso com uma empresa a cabo, ela o divulgou no YouTube pelo canal WyethDigital e no formato de podcast de vídeo no iTunes. Agora já possui 30 vídeos e está trabalhando com um produtor de vídeo profissional, Eric Wyeth.
Comentários