Conheça o Chromecast: sua TV acessando a Internet !



Conheça o Chromecast do Google, este pequeno aparelho similar a um pen drive leva para a tela da sua TV todo o conteúdo de aplicativos e PCs, e mostra o que está na tela dos computadores. Brigando com Xbox, Apple TV e Playstation, o Chromecast do Google quer a atenção dos usuários de TV, pois pelos dados da consultoria KPCB, são 5,5 bilhões de usuários de TVs contra 1,6 bilhão de usuários de smartphones.

Mais fácil de usar que seus concorrentes, o Chromecast transforma TVs em aparelhos conectados. Neste momento o Google não pensa em competir com as Smart TVs, mas oferecer um dispositivo complementar a elas.

Na TV O Chromecast deve ser conectado à entrada HDMI das TVs e ser configurado com um aplicativo, disponível por enquanto para iOS e Android. Feito isso, é possível exibir na TV o conteúdo dos aplicativos para smartphone ou do tablet que forem compatíveis –no alto da tela, um ícone similar a uma TV indica aqueles que possuem suporte. Já é possível fazer essa transmissão, com os apps do YouTube e Netflix entre outros. Os tablets e celulares passam a funcionar também como controle remoto: aumentam o volume e escolhem outros vídeos.

Nos computadores, o Chromecast mostra o que estiver sendo exibido no Chrome. Como basta ter o navegador instalado, o dispositivo roda nos sistemas Windows (a partir do 7), Mac OS (a partir do 10.7) e Chrome OS. É preciso instalar uma extensão no browser antes de iniciar o processo. Enquanto ocorre a transmissão, os usuários poderão acessar outros aplicativos no tablet ou no celular, sem que isso comprometa a execução do filme ou da música na TV. Nos computadores, apenas o conteúdo da aba selecionada será exibido na TV, o que permite que outros programas e sites sejam acessados normalmente. Até a próxima quinta-feira, dia 05 de junho, os sites da Casa Bahia, Extra e Ponto Frio estão vendendo o Chromecast por R$ 200. Por ser importado o preço é duas vezes e meia mais caro do que o cobrado nos Estados Unidos, onde o dispositivo sai por US$ 35 (trinta e cinco dólares).

Aplicativos
Os aplicativos que possuem suporte ao Chromecast tiveram início a partir de fevereiro deste ano, quando o kit de desenvolvedores foi liberado. Segundo o Google, o ciclo de criação de um app adaptado ao aparelho leva, em média, três meses. Para o lançamento, o Google vai apresentar uma seleção dos apps compatíveis. A companhia divulgou que o primeiro app brasileiro da lista será o da Galinha Pintadinha. O Google já conta com 3 mil desenvolvedores que também pensam em TVs quando criam apps para smartphones e tablets. Em breve teremos um novo ecossistema para o ‘Cast’.

Comentários

Postagens mais visitadas